Achiga-hen, Episode of Side-A, é a segunda temporada de Saki. Não é uma continuação direta, é antes um ir ao passado buscar outras personagens e fazer um percurso semelhante à da primeira temporada para terminar na mesma altura. Ainda assim, é conveniente ver Saki primeiro, pois nesta temporada não há explicações e entramos diretamente no mundo das meninas do mahjong.

SEM_TT~2

Para quem nunca ouviu falar da série, Saki é um anime sobre mahjong. Segue o formato típico de animes de desporto, em que temos campeonatos e vamos acompanhando as jogadas, mas as personagens são todas raparigas do secundário. Além do moe e das tendências mais ou menos yuri, temos ainda a personalidade das personagens a influenciar as jogadas de mahjong… e a dada altura passa mesmo para o delírio sobrenatural.

A review pode conter spoilers.

Se na primeira temporada havia algum exagero da influência da personalidade das personagens e do modo de estar nas peças que saem, então nesta temporada é a loucura total. Desta vez temos personagens que conseguem ver jogadas à frente, personagens que conseguem fazer jogadas que vão ajudar a colega no jogo seguinte… enfim, vale tudo.

Vale tudo porque a série não é sobre mahjong – eu pelo menos consigo vê-la inteiramente sem perceber patavina do que estão para ali a fazer. Se o objetivo é perceber as regras do jogo, ver a série não vai ajudar. Por outro lado, consegue-se perfeitamente seguir sem saber as regras, o que é um contrassenso – e demonstra também a fraqueza da anime. Isto não é mais do que cute girls do cute things de forma competitiva.

SEM_TT~1

Regressando à história, em Episode of Side-A conhecemos umas raparigas que foram amigas da Nodoka e jogaram mahjong quando estavam no básico. Depois a Nodoka mudou de escola e ficou pro sozinha, enquanto que estas tiveram que construir o seu próprio clube de mahjong na escola. Arranjar jogadoras suficientes para fazer uma equipa e concorrer para os campeonatos é o resto da história – tudo para encontrar finalmente a Nodoka numa final.

As adversárias também têm as suas histórias, umas mais relevantes que outras. Nada de muito fascinante, mas o que é um facto é que prende a atenção. O conceito parece tonto, mas até funciona…

3

O design é giro, apesar de recorrerem a liberdades estranhas como não se saber se a Shizuno tem calções ou cuecas debaixo daquele casaco ou de a Awai ter o cabelo que parece uma medusa… A animação é boa, mas quando chega a parte dos campeonatos fica uma seca repetitiva. Mas realmente, de quantas maneiras épicas se pode representar o virar peças de mahjong?

Uma série para entreter e nada mais.

História (6)

Animação (7)

Som (7)

Personagens (6)

Entretenimento (7) => Total 7