A manga de Kentaro Miura, Bersek, que já está a sair desde 1990, teve uma recente adaptação ao cinema em três filmes. Eu não vi a série de anime (shame on me), mas sou uma ávida seguidora da manga e como tal fiquei muito contente quando os filmes foram anunciados.

I – Haou no Tamago (The Egg of the King)
II – Doldrey Kouryaku (The Battle for Doldrey)
III – Kourin (The Advent)

Sem Título1

Antes de mais há que notar que não é necessário ter tido contacto com a história antes de ver os filmes, os filmes funcionam perfeitamente como história independente. Isto porque se trata realmente do inicio da história, correspondente ao arc de flashback da manga.

Vou tentar manter a review sem spoilers.

Berserk conta a história de Guts, nascido num mundo medieval cruel. Desde o inicio que o melhor que ele sabe é lutar e depressa se destaca pela sua força abusada e instinto de combate. Tendo-se tornado mercenário, um dia cruza-se com o Bando do Falcão e acaba-se por juntar a eles. O bando é liderado por um homem ambicioso chamado Griffith que, batalha após batalha, conduz os seus homens desde simples mercenários até serem um verdadeiro exército. Tudo parecia estar a correr bem até ao dia em que o Griffith vai longe demais. Mais não posso dizer, pois esta história é apenas o prólogo da história de Berserk, que mergulha em muita escuridão e violência.

Sem Título0

Os filmes estão extremamente fieis à manga, tendo pouca coisa ficado de fora (tem sempre que ficar qualquer coisa). A história é cruel, violenta e gráfica, tal como deve ser. Ao longo dos filmes vemos o Guts, o Griffith e também a Casca, a mulher comandante, a evoluir na sua essência e na sua relação uns com os outros. Vamos também aprendendo sobre a história do mundo em que vivem e que existem criaturas terríveis, não humanas, que a maioria dos humanos não se apercebem que estão lá.

É de notar que o último filme é extremamente violento, mas todos eles têm gore com fartura e algumas cenas sexuais mais explicitas.

Sem Título

A animação é muito boa e detalhada, em especial nos combates. As lutas foram buscar os movimentos originais da manga e esperem ver os detalhes todos das cabeças a desfazerem-se e os olhos a saltar. A animação também tem muitos elementos de CG, o que eu pessoalmente não gosto mas admito que estão muito bem feitos. No entanto nota-se, e é a única razão pela qual não dou nota máxima.

Enfim, quem gosta da série vai adorar o filme, quem não conhece vai passar a gostar.

História (10)

Animação (9)

Som (8)

Personagens (8)

Entretenimento (9) => Total 9