O Yuuta teve, durante o liceu, um síndroma a que os japoneses chamam de chuunibyou (Middle School 2year síndrome) que pode ser de vários tipos. No caso do Yuuta foi o Evil Eye-Type, que se caracteriza por agir como se tivesse poderes místicos e até criar uma personagem para isso – Dark Flame Master no caso do Yuuta.

SE5382~1

Ora, o Yuuta cresceu e o síndroma passou-lhe e agora olha para esses tempos com vergonha. Ao entrar para o secundário, esperava poder esquecer tudo isso e ter uma vida de estudante normal. No entanto, uma rapariga na sua turma que não o deixou – a Rikka tem esse mesmo síndroma. Ela toma-se por uma mestre das forças do oculto e usa um penso no olho para encobrir o seu wicked eye. Pior, ela trata o Yuuta por Dark Flame Master.

A review pode conter spoilers.

A Rikka cria um clube do oculto, ao qual o Yuuta se junta para manter o seu segredo bem guardado. Nesse clube estão a Dekomori, que sofre também do síndroma, a Kumin, que só quer dormir, e a Nibutani, que é a estrela da turma mas que também tem um segredo relacionado com o síndroma.

A série não se baseia a partir daí em aventuras do clube. Na verdade, baseia-se na procura da razão pela qual a Rikka sofre do síndroma. O que torna esta série boa é que não é apenas parvoíce para nos fazer rir – existe uma razão por trás do síndroma e ela é bem dramática.

SE01EB~1

Inicialmente comecei por fazer uns paralelismos entre as personagens e as de Haruhi Suzumiya. Sendo o mesmo estúdio com o mesmo tipo de visual e numa história com alguma boa dose de parvoíce, era um pouco inevitável. E há semelhanças, uma líder doida da cabeça, a bonita, a calminha, o desgraçado que não sabe o que está lá a fazer… Mas ao fim de alguns episódios percebi que as semelhanças acabam aí e parei de julgar a série como tentando reciclar a Suzumiya. A série vai numa direção completamente diferente e assistimos a evoluções em praticamente todas as personagens. Além disso, aprecio sempre quando as relações amorosas têm uma resolução em vez de ficar tudo assim meio por dizer.

SEEDD6~1

A animação é muito boa, com a qualidade que a Kyoto Animation nos tem habituado.

História (8)

Animação (9)

Som (8)

Personagens (8)

Entretenimento (8) => Total 8