Fate/Zero é a prequela de Fate/Stay Night. Está dividida em duas temporadas, mas apenas porque houve uma pausa na emissão. Não penso que seja necessário ver Fate/Stay Night primeiro, pois está tudo bem explicado e os acontecimentos são anteriores.

A review pode conter spoilers.

10 anos antes dos eventos de Fate/Stay Night, Fate/Zero conta a 4ª batalha pelo Santo Graal que tem lugar na Fuyuki City. Para quem nunca contactou com estas séries, nestas batalhas temos 6 duplas de Master e Servent que lutam ente si até à morte para que o par vencedor conquiste o Graal e tenha direito a um desejo. Os servents dividem-se em categorias (Saber, Archer, Rider, Assassin, Caster, Berserk e Lancer) e são espiritos de herois do passado.

A Saber está de volta, desta vez para servir o Emiya Kuritsugu, pai de Iliya e pai adoptivo de Shirou. A mãe da Iliya, a Irisviel, é também das personagens principais. A história por trás das famílias Tohsaka e Matou, que são as famílias da Rin e da Sakura, é desvendada e é negra se farta. Temos ainda o grande vilão de Fate/Stay Night, Kotomine Kirei, e um par mais leve formado por um espalhafatoso Rider e um adolescente.

Penso que Fate/Zero é superior à série original pela razão mais simples: são adultos. Enquanto que em Fate/Stay Night temos adolescentes, aqui são adultos e, como gente crescida, têm planos mais elaborados, mais negros. Não há nenhuma personagem que chore pelos cantos porque não quer lutar ou porque ache que devem ser todos amigos. Todos têm a ganância pelo Graal e as discussões de moral prendem-se com os desejos de cada um.

As personagens são practicamente todas excelentes, com personalidades próprias. E a maioria tem imenso estilo. O Rider e o adolescente são os que demora mais a habituar, são os mais leves e irritantes. De resto, todos têm algo de retorcido ou algo de negro e são inteligentes.

A animação é a baba. Cenas de acção, explosões, lutas de armas, tudo muito bem animado. E os cenários cuidados e bem desenhados. A série é um regalo para os olhos.

História (9)

Animação (10)

Som (8)

Personagens (8)

Entretenimento (9) => Total 9