Tasogare Otome X Amnesia conta a história de um fantasma que assombra há 60 anos a Escola Seikyou.

A review pode conter spoilers.

Quando um rapaz, Niiya Teiichi, dá consigo a vaguear no antigo pavilhão escolar, encontra a sala que viria a ser o clube de investigação paranormal e nela a Yuuko, a fantasma. Pouca gente a consegue ver, e dos 3 membros do clube só 2 a vêem. O principal objectivo do clube é descobrir as causas da morte da Yuuko e a razão pela qual ela não se lembra de nada da sua vida anterior. Juntos resolvem mistérios que vão aparecendo na escola e vão-se aproximando da verdade sobre a Yuuko.

Mas ela não só não se lembra de nada da sua vida como tende a esquecer coisas bem mais recentes. Na verdade, ela reprime todos os sentimentos e memórias que são maus, negando uma parte de si própria e não se querendo lembrar do seu sofrimento.

É também uma história de romance, pois o Teiichi apaixona-se pela Yuuko.

De entre as personagens, a Yuuko é sem dúvida a melhor, a mais complexa, divertida e interessante. A Kirie também tem facetas engraçadas, mas tem pouco protagonismo. O Teichii como homem deixa um bocado a desejar. A Yuuko pode gostar, mas a mim parece-me um pouco afeminado e dramático. Por fim, a Okonogui é apenas um comic relif, estando sempre a leste de tudo e nunca percebendo nada.

A animação é bastante boa e cuidada. O visual é bonito, principalmente a Yuuko é muito bem desenhada e segundo ângulos que a favorecem. Os cenários não variam muito, já que a Yuuko não consegue sair da escola, mas nota-se um esforço para que haja paisagens bonitas e fundos interessantes.

Gostei muito do trabalho da seiyu da Yuuko, e muito do pouco da voz do Teiichi.

O final está, no geral, bem conseguido, não havendo pontas soltas e estando todos os mistérios resolvidos. Preferia que não tivessem incluido o último minuto do último episódio, mas isso pode ser apenas o meu gosto por bittersweet a falar.

História (8)

Animação (8)

Som (7)

Personagens (7)

Entretenimento (9) => Total 8