Como todos sabemos, o Japão encontra-se actualmente numa situação muito complicada na sequência do terramoto e dos consequentes tsunami e crise nuclear. Para além dos terríveis problemas humanitários, encontram-se agora também com uma crise económica e energética.

Naturalmente, a indústria de anime foi afectada, havendo já muitas séries em atraso devido à programação ter sido substituída por noticiários e aos pedidos dos próprios estúdios para que tenham mais tempo para concluir os seus episódios. Ainda assim o alinhamento para a próxima temporada não se alterou muito: Appleseed XIII foi adiada para a temporada de verão e Moshidora foi adiada para data ainda incerta.

Esperemos que o país tenha a força de se recompor e superar estes tempos tão díficeis. O anime pode parecer supérfulo, mas é uma indústria muito importante para o Japão. Esta catástrofe chocou todo o mundo. Não quero que seja um post sentimental, mas permitam-me dizer que, como otaku, como recente visitante do Japão e, claro, como ser humano, foi com muita tristeza e preocupação que segui as notícias. Nihon, ganbatte kudasai.

Hyougemono

Maria Holic Alive

Sofuteni