O Museu Internacional de Manga de Quioto abriu em 2006 com uma das maiores colecções do mundo de material relacionado com manga (300 000 itens). 250 000 desses itens estão guardados para conservação e os restantes estão expostos e disponíveis para consulta de qualquer um que vá ao museu.

Nunca tinha visto tanta manga junta. O museu centra num edifício que foi anteriormente uma escola (e por isso alguma salas ainda têm exposto como eram as salas de aulas e os gabinetes de antigamente) uma colecção gigantesca de manga com colecções completas desde os anos 20 até à actualidade. Os corredores estão repletos de colecções dos anos 70 até hoje por ordem alfabética e por estilo, ao longo de 140 m de estantes. Os japoneses utilizam este museu como biblioteca. Simplesmente pegam numa colecção inteira que está na prateleira, levam para um banquinho e sentam-se a ler. A sala principal tem uma exposição em que é contada a história da manga e são frequentes também as exposições de artistas e de figures.

Confesso que chega a ser triste ver tanta manga e não a conseguir ler! Também existem volumes noutras línguas, mas são muito poucos e estão concentrados na zona de souvenirs.

Durante o fim-de-semana o museu tem ainda uma outra atracção: o jardim. A partir de dada hora, é permitido fazer cosplay no jardim do museu. Uma amiga já me tinha informado disso, pelo que esperámos propositadamente pelo sábado para ir ao museu. Aqui ficam os fatos que mais me chamaram à atenção:

Estes dois grupos foram os únicos que para tirar a foto me dei ao trabalho de me levantar e perguntar se podia😄 Vocaloid e Working!. Achei esta Popura simplesmente adorável, era pequenina e tudo! E reparem bem nos sapatos da outra rapariga.

Demorei à vontade meia hora para me lembrar que este coelho é de Summer Wars – genial! A menina de cor-de-rosa trabalha no museu e fazia as delícias de uma menina pequenina que corria atrás dela por todo o lado. Temos ainda mais Vocaloid e uma rapariga que estava vestida de Izaya (Durarara!!). Mais uma vez aqueles saltos gigantescos. Reparei que as raparigas quando faziam cosplay de personagens masculinas usavam sempre esses sapatos de plataforma.

Havia bastante Evangelion, Vocaloid, Durarara!! e Working!. Havia ainda Beyblade, Bleach e muitas personagens de jogos que não conheço. Fiquei bastante contente por ainda ver esta de Angel Beats!.