Shintei Tantei Yakumo, ou Psychic Detective Yakumo, conta a história de Yakumo, um universitário que tem o poder de ver espíritos de pessoas mortas e de falar com elas. Quando a Ozawa Haruka lhe bate à porta para lhe pedir ajuda, a princípio o Yakumo mostra-se arrogante e pede-lhe dinheiro. A Haruka tem uma amiga que está possuida e começa a duvidar dos poderes de Yakumo, mas os poderes dele são bem reais. E não é só um poder psiquico, o Yakumo é também um bom detective para apanhar humanos.

Ora aqui está uma série muito prometedora! Aliando o tema do sobrenatural, mas um sobrenatural sério e sem exageros, com uma personagem extremamente inteligente e com grandes poderes dedutivos ficamos com uma premissa muito interessante. Este episódio foi introdutório, para que as personagens se conheçam e tenham um caso para resolver. Deverá haver um caso bem maior nos próximos episódios.

Quanto a animação está muito aceitável, nada de espantoso mas está fluída. Gosto do design das personagens, o Yakumo foi desenhado para fazer suspirar. Os cenários deveriam ser mais trabalhados. Quanto ao som, a voz de Yakumo está muito bem entregue ao senhor Ono Daisuke.